Rio de Janeiro: Carlos Alberto Parreira recebe alta hospitalar após 80 dias de internação

Alta hospitalar e recuperação
Carlos Alberto Parreira, técnico que comandou a Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1994, recebeu alta do Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, neste sábado. Ele esteve internado por 80 dias, período em que tratou uma inflamação pulmonar. A saída do hospital foi marcada por aplausos de funcionários e fãs, que o saudaram com gritos de “é campeão”.
A internação de Parreira teve início em 16 de junho, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante o período, ele foi submetido a uma cirurgia para cauterização de um sangramento nasal. O hospital informou que o ex-treinador apresentou uma evolução clínica positiva após ser internado com uma grave inflamação pulmonar.
Em nota, o hospital detalhou que Parreira foi internado por insuficiência respiratória aguda, provavelmente causada por toxicidade pulmonar medicamentosa. Ele precisou de ventilação mecânica invasiva, hemodiálise e outros procedimentos para manutenção da vida. O médico Arthur Vianna destacou que, após dias difíceis e de extrema gravidade, todas as adversidades foram superadas.
Apoio e próximos passos
A filha de Parreira, Vanessa Parreira, expressou a gratidão da família pelo apoio recebido. Ela mencionou que o período foi de muita fé, união e oração de familiares e amigos, o que, segundo ela, contribuiu significativamente para a recuperação. Vanessa também informou que uma equipe foi contratada para auxiliar nos cuidados domiciliares, garantindo que Parreira estará cercado pela família e amigos para a melhor recuperação possível.
O próprio Parreira comentou sobre a homenagem recebida na saída do hospital, afirmando que o carinho é o produto final de um trabalho de 40 anos com clubes e a seleção. Ele expressou sua gratidão pelo afeto, que considerou uma grande ajuda em sua recuperação.

A partir de agora, o ex-técnico fará acompanhamento domiciliar e ambulatorial para monitoramento do seu quadro geral de saúde. O hospital confirmou que Parreira luta há anos contra o linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, responsável pela defesa do organismo.
Carreira vitoriosa no futebol
Carlos Alberto Parreira é uma figura proeminente na história do futebol brasileiro. Além da Copa do Mundo de 1994, ele também conquistou a Copa América de 2004 e a Copa das Confederações de 2005 com a Seleção Brasileira. Sua trajetória inclui 117 jogos à frente da seleção, com 64 vitórias, 39 empates e 14 derrotas.
Sua experiência em Copas do Mundo é notável, tendo participado como preparador físico no tricampeonato de 1970 e como treinador em 1994 e 2006. Ele também integrou a comissão técnica do Brasil na Copa do Mundo de 2014. Além da Seleção Brasileira, Parreira dirigiu outras seleções em Copas do Mundo, como Kuwait em 1982, Emirados Árabes Unidos em 1990, Arábia Saudita em 1998 e África do Sul em 2010.
Em 2023, Parreira foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin. No ano passado, ele participou por vídeo da apresentação de Carlo Ancelotti na CBF, saudando a chegada do técnico italiano.
Read Also
Source: ge.globo.com