Jardim avalia elenco do Flamengo e projeta confronto pela Libertadores

Jardim cita United e Barcelona para justificar escolhas no Flamengo: 'Num elenco de 25, acha que todo mundo está satisfeito?'

O técnico do Flamengo, Leonardo Jardim, tem colocado suas ideias em prática e testado o elenco em um período crucial, especialmente após a pausa no calendário de jogos. A equipe carioca enfrentou o Vitória no Maracanã, buscando os três pontos para diminuir a diferença para o líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras.

Após um intervalo de 10 dias sem partidas e com a maioria dos jogadores disponíveis, Jardim teve a oportunidade de trabalhar o grupo. Durante essa “pausa”, o Flamengo registrou avanços na recuperação de atletas que estavam no departamento médico, com os retornos de Paquetá e Plata. A expectativa é que Luiz Araújo esteja apto para o jogo de quarta-feira, contra o Cruzeiro, pelas oitavas de final da Libertadores.

A preparação do grupo foi um ponto enfatizado por Jardim, que mencionou dificuldades anteriores devido à ausência de 10 jogadores durante o período da Copa do Mundo, incluindo nove convocados e o lesionado Léo Ortiz. O treinador destacou a necessidade de readaptação dos jogadores que retornaram de suas seleções, pois eles haviam trabalhado sob uma ótica diferente.

Em declaração após um empate com o Internacional, Jardim afirmou: “Depois do retorno desses jogadores, ainda não conseguimos ajustar a equipe, porque também não tivemos tempo para treinar. Foram 10 dias com três jogos, ou uma semana com três partidas. Por isso, temos que aproveitar ao máximo este período que teremos agora para voltar a ajustar o grupo em sua totalidade, de forma que as ações sejam mais bem interpretadas e que a qualidade do jogo retorne ao nível que apresentamos em uma primeira fase, quando tínhamos todo o grupo à disposição.”

O retorno de Paquetá é visto como uma adição importante, oferecendo mais opções táticas para o setor de meio-campo. A presença do camisa 20 pode ajudar Jardim a encontrar formações que supram carências e melhorem o desempenho de jogadores como Jorginho. Paquetá, por sua vez, ressaltou a complexidade do momento, afirmando que a performance da equipe é um conjunto de fatores, incluindo a volta de muitos jogadores da Copa do Mundo e a recuperação física.

A volta de Plata também é relevante, especialmente porque Jardim tem manifestado a necessidade de reforços para a posição de ponta. Enquanto a equipe se ajusta em campo, a diretoria do Flamengo tem enfrentado desafios no mercado de transferências. Negociações com Almada, que foi anunciado pelo River Plate, e com Luiz Henrique, cujo valor foi aumentado pelo Zenit, não foram concretizadas.

O clube agora busca intensificar os esforços para contratar um meia, um ponta e um centroavante. Para a posição de centroavante, a intenção é ter uma alternativa para Pedro, que atualmente é o titular da equipe. No Campeonato Brasileiro, o Flamengo vem de dois empates, contra São Paulo e Internacional, e viu o Palmeiras abrir uma vantagem de oito pontos na liderança, com 47 contra 39 do Flamengo, embora o time carioca tenha um jogo a menos.

Vitória sobre o Vitória e foco na Libertadores

O Flamengo venceu o Vitória por 2 a 0, garantindo três pontos no Brasileirão. No pós-jogo, Leonardo Jardim elogiou a evolução da equipe, atribuindo-a ao tempo disponível para treinamentos. Ele enfatizou a importância dessa melhora antes do confronto decisivo pela Libertadores.

“O que fizemos hoje, nós já fizemos em algum momento. O grupo não estava todo junto, tivemos dez dias e hoje conseguimos manter a intensidade. Ainda assim, alguns jogadores sentiram depois de 45 minutos. Quem está no Flamengo está sujeito a críticas. Jornalista não é bem assim: em um momento está para a esquerda, na semana seguinte vai para a direita, e está tudo bem (…) Hoje a equipe mostrou que pode fazer aquilo que eu pretendo. Pressionar alto, ficar em bloco, não deixar o adversário jogar… Se fôssemos um pouquinho mais eficazes, teríamos uns 20 gols a mais,” disse Jardim.

Sobre o próximo desafio contra o Cruzeiro, Jardim prevê um jogo de alto nível e destacou a ambição do Flamengo na competição continental. Ele reconheceu que o Mineirão estará lotado, mas insistiu que a equipe deve focar em seu próprio jogo. O treinador lembrou que a Libertadores é uma competição importante para o clube, que já a conquistou quatro vezes na história. Ele também mencionou que o Cruzeiro possui um dos três melhores elencos do Brasil, ao lado de Flamengo e Palmeiras.

Em relação ao mercado de transferências, Jardim afirmou que participa de algumas reuniões, mas que não é sua função divulgar informações sobre contratações ou a estratégia do clube. Ele reforçou que sua prioridade é desenvolver as ideias com o elenco atual. O treinador também comentou sobre a torcida, dizendo que não precisa enviar recados, pois os torcedores “têm sempre razão”, e que a responsabilidade da equipe é tomar as melhores atitudes.

Jardim também abordou a situação de Paquetá e Arrascaeta, explicando que o time ficou dois meses sem treinar junto devido a férias, lesões e convocações para seleções. Ele destacou que Arrascaeta teve 60 minutos de bom desempenho e que Léo está melhor, enquanto Paquetá, embora não esteja em sua melhor forma, precisa jogar para recuperá-la. O treinador concluiu que nos últimos 10 dias, a equipe trabalhou mais do que nos dois meses anteriores.

O próximo compromisso do Flamengo será na quarta-feira, contra o Cruzeiro, pela Libertadores.

Read Also

Source: uol.com.br

Jornalista esportivo com foco em futebol brasileiro e competições internacionais. Acompanha o Brasileirão e as principais ligas europeias.